quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dica do Bem Viver!



                                                    Alimentos Termogênicos


                         Eles aceleram o metabolismo e podem dar uma força para quem quer mandar embora alguns quilos. São os alimentos termogênicos. Saiba mais com a matéria que o Bem Viver separou para vc aproveitar bem cada um deles na sua dieta.



"Eliminar as gordurinhas por meio da lei do menor esforço. É esse o anseio de qualquer pessoa que não agüenta mais ter aqueles quilos extras e sofre constantemente para ficar com o corpo perfeito. E melhor que dizer adeus à gordura rapidamente, é acabar com ela sem "fechar a boca" de maneira radical. Pode parecer contraditório, mas comer queima caloria. Porém, é claro, que há alimentos específicos que exercem essa função no organismo. São os chamados alimentos termogênicos.



De acordo com a nutricionista Erica Lopes, esses alimentos possuem um efeito térmico ou termogênese que induzem o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo." O efeito térmico do alimento varia conforme a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidratos e proteína do que após a ingestão de gordura", diz. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, por conseqüência, maior o gasto de calorias. Por outro lado, o alimento com baixo efeito térmico é consumido mais rapidamente e provoca um aumento no depósito de gordura.






A especialista ressalta que os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Quando os alimentos possuem condimentos, esse efeito é prolongado ainda mais, fazendo com que mais calorias sejam queimadas. " As refeições com adição de pimenta e mostarda aumentam a taxa metabólica significativamente. O frio e a cafeína também estimulam o efeito térmico do alimento", explica.


Entre os principais termogênicos estão: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.


Erica diz ainda que, "num plano alimentar bem elaborado e supervisionado por um nutricionista, esses alimentos podem ser incluídos no dia-a-dia". Mas a quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional.


A profissional alerta também que deixar de comer outros alimentos para ingerir apenas termogênicos não é uma boa idéia. "A alimentação deverá ser bem balanceada, pois somente o consumo desses alimentos levaria a uma deficiência importante de nutrientes", completa."
 
FONTE: http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário no blog Bem Viver!